PROJETO BANCO ORTOPÉDICO

Esse projeto nasce a partir da fundação do Rotary em Garuva em 23/03/2012, começou com a aquisição de duas cadeiras de rodas, para atender a pessoas da comunidade garuvense com necessidades especiais temporárias ou não, uma vez que o município de Garuva não dispõe desses equipamentos ortopédicos (cadeiras de roda, muletas, macas, etc) para atender a essa solicitação. De lá para cá o projeto vem se desenvolvendo e crescendo, cada vez mais, atendendo a uma demanda que cresce com a cidade. O projeto “banco ortopédico” é um projeto que se pretende permanente, vem cumprindo sua meta de atendimento desde o ano de sua fundação. Para o ano de 2017-2018, pretende ampliar e alcançar um número mais expressivo de pessoas da comunidade garuvense portadoras de necessidades especiais temporárias ou não  com empréstimo de equipamentos, tais como: cadeiras de roda, cadeiras de banho, camas hospitalares, muletas,  entre outros.

PROJETO ACOLHIMENTO-APAM

Foi com o Projeto “Menor uma solução. Você tem outra?”, em 1988,  que se deu a criação da Associação de Pais e amigos do Menor – APAM. Com a nova legislação, do Estatuto da Criança e do Adolescente, foi decidido manter a sigla APAM, substituindo a palavra “Menor” por criança e adolescente. A Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente – APAM de Garuva fundada em 11/12/1988, entidade assisntencial, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, localizada na Rua Padre José Novak, s/nº, Bairro Georgia Paula, e com sede e foro na cidade de Garuva, Estado de Santa Catarina. A APAM, atende hoje em torno de 70 crianças e adolescentes em 02 períodos (matutitono/vespertino), no horário das 7:30 as 11:30 no período da manhã e das 13 as 17:30 no período da tarde.   JUSTIFICATIVA O projeto Acolhimento nasce da necessidade de ampliar o atendimento as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em contra-turno escolar do Município de Garuva/SC. Para isso exige que se supra a demanda financeira e de estrutura física adequada as necessidades de atendimento dessa clientela. A importância desse projeto conduziu o Rotary Club de Garuva a ser uma parceira na busca de recursos/doações que atendam a demanda física e estrutural da Associação para a ampliação do atendimento à crianças e jovens no contra-turno escolar do município.

PROJETO RUA FELIZ

O projeto Rua Feliz nasce do desejo do empresário Luciano da Casa do Doce à Rua José Padre Novak em fechar a citada rua, para oferecer as crianças da cidade de Garuva um espaço de lazer e descontração, como uma ação do dia da criança que ocorre todo mês de outubro. A rua não segue obrigatoriamente a mesma data comemorativa ao dia da criança, muito embora, seja um dia dedicado a recreação com brindes e presentes às crianças que ali estiverem. Ao convidar o Rotary Club de Garuva a participar, o empresário Luciano, prevê a rua como um espaço também de informação e formação, nesse sentido o Rotary club de Garuva, além de participar com atividades recreativas, oferecerá material de divulgação da campanha de erradicação da Pólio, desenvolvida pelo Rotary Club Internacional com o fim de acabar com a pólio no mundo. O Rotary também se preocupa em educar e capacitar comunidades para evitar o alastramento da pólio, que já atingiu 2,5 bilhões de crianças imunizadas contra a pólio no mundo. Considerando a prevenção como importante a erradicação da pólio as informações que serão distribuídas as famílias na Rua Feliz, vai destacar a importância da gotinha na vida da criança e a periodicidade que se deve manter com a criança ao médico. É nesse sentido que, o Rotary club de Garuva,  se torna parceiro com os comerciantes  da rua, com a CDL de Garuva, ampliando seu campo de ação no município com informações relevantes a saúde não só da criança como também do Município.